A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV é uma importante ferramenta para controle do HIV e é distribuída gratuitamente pelo SUS.

A profilaxia pré-exposição ao HIV é uma nova forma de prevenir a infecção pelo HIV. Para isso a pessoa que tem exposta ao risco, deve de tomar um comprimido todos os dias para preparar o corpo para essa possível exposição ao HIV.
A PrEP é uma combinação de duas drogas (tenofovir + emtricitabina) que impede o HIV infectar o corpo, mas ó é eficaz quando você toma o medicamento todos os dias para prevenir a formação e propagação do HIV em seu corpo. Caso contrário, a concentração de substâncias ativas no sangue pode não ser suficiente para deter o vírus.
Você estará seguro para relação anal após 7 dias do início do medicamento e para relação vaginal após 20 dias e mesmo tomando medicamento diariamente é importante o uso de camisinha também já que ele não protege de outras ISTs.
A PrEP é indicada para pessoas que tenham maior risco de entrar em contato com o HIV, que são pessoas que tem um parceiro com HIV, homens que fazem sexo com outros homens, pessoa que trabalham com sexo, pessoa trans, quem faz uso repetido do PEP ou apresenta episódios frequentes de ISTs.
Se você se encaixa nesse perfil ou quer saber se pode usar a PrEP, você deve procura um profissional antes, pois ele vai verificar seu histórico, indicar o uso, fazer exames regulares e acompanhar você.
Todo o tratamento e acompanhamento é feito gratuitamente pelo SUS. Você pode consultar a unidade que presta esse atendimento, mais próxima de você através desse link.
A melhor forma de proteger de ISTs é usando camisinha. Use camisinha!
As informações tiveram como base o site do governo federal e você pode obter mais informações através desse link: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/prevencao-combinada/profilaxia-pre-exposicao-prep