O que você deve saber antes de escolher um anticoncepcional

Escolher um anticoncepcional não é uma tarefa muito fácil, pois os relatos são muitos, desde crianças que nascem com o DIU na mão, até a libido tão alta quanto uma porta e enxaqueca tão forte que leva ao vômito.

Só coisa bacana, só coisa legal! E aí, já reclamou quão difícil é ter um útero hoje? Pois agora é a hora, mas voltando ao assunto… 

Com tantos contraceptivos diferentes no mercado, pode ser difícil saber qual é o certo para você. Como saber qual é o melhor anticoncepcional? Qual é o mais eficaz? Quais não tem tantos efeitos colaterais

Olha, já adianto que a resposta pode não ser tão direta quanto você pensa, mas aqui vamos explicar sobre algumas coisas que devem ser consideradas antes de tomar a sua decisão. 


Como escolher um anticoncepcional? 

Eficácia


Um dos fatores mais importantes a considerar ao escolher um contraceptivo é a eficácia. Quão bem o anticoncepcional funciona na prevenção da gravidez? Isso normalmente é medido pelo que é chamado de Índice Pearl. Quanto menor o Índice de Pearl, mais eficaz é o contraceptivo.

Para se ter uma ideia, esse é o índice de falha dos métodos mais populares:

  • Pílula: 0,3
  • Injetável combinado: 0,2
  • Injetável trimestral: 0,2
  • Implante subdérmico: 0,05
  • Diu não hormonal: 0,6
  • Diu hormonal: 0,2

Mas antes de você confiar apenas nesses dados para escolher um anticoncepcional, cuidado! Todas essas informações são baseadas no uso IDEAL deles

Uso Ideal x Uso Real 

Quando a pessoa não usa os métodos contraceptivos de forma ideal, não há dúvidas de que sua eficácia é comprometida. Mas o que isso quer dizer? 

Tenho quase certeza de que você sabe, olha só: 

Você ou alguma conhecida sua, já esqueceu de tomar a pílula por um ou mais dias? Ou então, que tem DIU há anos, mas nunca fez uma transvaginal para verificar a posição dele? Além disso, há os casos de quem não aplica a injeção nos meses certos.

Mas enfim, há várias maneiras de, mesmo sem querer, sabotar o seu próprio método. Por isso, o índice de Pearl também tabelou a eficácia quando essas coisas acontece, chamado de USO REAL

  • Pílula: 9,0
  • Injetável combinado: 0,6
  • Injetável trimestral: 0,9
  • Implante subdérmico: 0,05
  • Diu não hormonal: 0,8
  • Diu hormonal: 0,2

Portanto, cuidado ao escolher um anticoncepcional, porque: 

  1. O único 100% seguro é o que chamamos de NÃO TRANSAR, mas esse a gente não quer, né? 
  2. Você deve seguir todas as recomendações de cada um deles à risca, senão o poder de eficiência diminui, não adianta reclamar depois!

Efeitos Colaterais

Outra coisa a ter em mente são os possíveis efeitos colaterais associados ao uso do contraceptivo. 

Alguns anticoncepcionais, como a pílula anticoncepcional, apresentam um risco maior de certos efeitos colaterais, como náusea, ganho de peso, alterações de humor, baixa libido e enxaqueca. 

Quanto ao DIU de cobre, aumenta o fluxo menstrual e pode deixar as cólicas mais fortes. Já com o hormonal, tem mais chances de aparecerem espinhas na pele. 

É importante conversar com seu médico sobre possíveis efeitos colaterais antes de iniciar qualquer novo medicamento, para saber em qual terreno você vai “andar”. 

Mas é importante dizer que cada pessoa sente esses efeitos de formas diferentes, umas mais, outras menos e outras que nem são afetadas por algum deles. 

Nesse caso, é só testando para saber!

Custo após escolher um anticoncepcional


Os contraceptivos também podem variar amplamente em custo. Alguns métodos, como preservativos, são relativamente baratos, enquanto outros, como a pílula anticoncepcional, podem ser mais caros, dependendo da marca. 

Mas ainda sim, há chance de escolher entre uma pílula que tenha um valor acessível para você. 

Isso já não acontece com o DIU hormonal, adesivo e implante subdérmico, por exemplo, quando não cobertos por planos de saúde, são bem caros para a maioria das pessoas. O de cobre, felizmente é coberto pelo SUS, por isso é o mais acessível se tratando de preço. 

Por isso, certifique-se de levar em consideração o custo do contraceptivo ao tomar sua decisão.

Conveniência

Por último, mas não menos importante, você deve considerar a conveniência de usar o anticoncepcional. 

Alguns métodos, como o DIU, são de ação prolongada e requerem menos manutenção do que outros métodos, como pílulas anticoncepcionais, que devem ser tomadas diariamente. 

Porém, se um dos efeitos colaterais do DIU de cobre no SEU organismo for a cólica excessiva e você se incomodar com isso, ele não será conveniente para você. 

Então, novamente: escolha um método que melhor se adapte ao seu estilo de vida e rotina diária.

Afinal, como escolher um anticoncepcional? Qual é o melhor? 

Acho que deu para perceber que escolher um anticoncepcional não é algo que alguém possa fazer por você, né? 

Não existe um contraceptivo “melhor” para todos, pois as necessidades de cada pessoa são únicas. 

No entanto, considerando fatores como eficácia, efeitos colaterais, custo e conveniência, você pode restringir suas opções e encontrar o contraceptivo certo para você. 

As pílulas e o DIU de cobre são as melhores para esses “testes”, por conta da acessibilidade $$ deles, então vale dar essa chance aos dois! 

Porém, converse com seu médico para receitar o melhor medicamento, jamais escolha por conta própria, ok? Hormônios podem ser nossos inimigos quando querem.

 Antes pagar uma consulta do que uma fralda, não é mesmo? Ah, e se caso estiver em dúvida entre qual DIU é o melhor, leia: Diu de Cobre ou Mirena?

Lembrando que anteconpcional não protege de IST’s, ok? Então use preservativos.


Aproveita e segue a gente nas redes sociais para não perder nada!



Minha Amiga Me Disse

A plataforma Minha Amiga Me disse foi criada para comunicar sobre prazer e saúde sexual de forma descontraída e informativa. Aqui não temos tabus, nem julgamentos, acolhemos toda diversidade e acreditamos que prazer e saúde andam lado a lado. Estamos há mais de 10 anos no mercado e com isso selecionamos os melhores produtos para sua jornada de descoberta. Como um verdadeiro papo de amiga, só vai ficar entre a gente!

Gostou? Então compartilhe esse conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos em Destaque
Tags
Categorias em Destaque
Anal
Relacionamentos
BDSM
Saúde da Vulva
Boquete
Saúde do Pênis
Fique Conectado
Carrinho

Entrar

Ainda não tem uma conta?

Loja
0 Lista de desejos
Minha conta
Menu