Transei sem camisinha. E agora?

O clima esquentou e você percebeu que estava sem preservativo e decidiu continuar, ou você só se lembrou depois que acabou que não tinha colocado a camisinha. E agora o que fazer?

Todos nós deveríamos saber da importância do uso do preservativo, sem ele nos expomos não só a gravidez indesejada como a diversas IST’s, mas depois da transa sem proteção não precisamos ficar apenas torcendo para que nada aconteça, saiba o que fazer.

Os dois principais riscos após a relação sem proteção é de contrair IST’s e da Gravidez indesejada, pois isso vou dividir esse post em duas partes, falando sobre de cada um deles individualment.

PEP – Profilaxia Pós-Exposição ao HIV

O PEP é uma medida preventiva emergencial que pode ser utilizada em qualquer situação onde haja risco de infecção pelo HIV, além de medidas preventivas específicas para o vírus da hepatite B e outras doenças sexualmente transmissíveis (IST). Então se teve relação desprotegida ou rompimento do preservativo durante o ato, você pode recorrer a PEP.

A PEP baseia-se no uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco de infecção quando exposto ao vírus, a pessoa que esteve exposta ao vírus deve ser medicada de preferência nas primeiras duas horas após a exposição e até 72 horas. As medidas preventivas devem ser realizadas por 28 dias e devem ser monitoradas pela equipe de saúde, incluindo as vistorias necessárias após esse período.

Ela é oferecida gratuitamente pelo SUS e você pode consultar através deste link, qual a unidade mais próxima que realiza este atendimento.

Gravidez Indesejada

Se o único método que você utilizada para evitar a gravidez é a camisinha e ela romper, há riscos de engravidar sim, mesmo que ele tire antes, mesmo que seja na primeira relação, mas calma que mesmo que você não tenha utilizado a camisinha ainda há outro método que você pode recorrer que é a famosa pílula do dia seguinte.

A pílula do dia seguinte é o um método de emergência para esses casos de rompimento , esquecimento do preservativo ou da pílula anticoncepcional, essa pílula ajuda a prevenir a gravidez quando ingeridas até 5 dias após o sexo desprotegido. Quanto antes forem tomadas, melhor!

Ela tem taxa de eficácia de 92% e vai diminuindo conforme os dias passam e também é distribuída gratuitamente pelo SUS, você deve consultar a UBS mais próxima da sua casa para verificar a disponibilidade.

Como o nome dela já diz é um método de emergência e não diário, se usada várias vezes no mês ela perde a eficácia e aumenta o risco de gravidez.

Lembrando que o que falamos acima é apenas um método de emergência! A melhor forma de se proteger e não ter preocupações após o sexo é usando camisinha.

Acompanhe a gente nas redes sociais instagram e facebook. Fique por dentro das novidades!

Gostou? Então compartilhe esse conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos em Destaque
Tags
Categorias em Destaque
Anal
Relacionamentos
BDSM
Boquete
Saúde da Vulva
Saúde do Pênis
Fique Conectado
Shopping cart

Sign in

No account yet?

Shop
0 Wishlist
0 items Cart
My account