Transei sem camisinha. E agora?

O clima esquentou e você percebeu que estava sem preservativo e decidiu continuar, ou você só se lembrou depois que acabou que não tinha colocado a camisinha. E agora o que fazer?

Todos nós deveríamos saber da importância do uso do preservativo, sem ele nos expomos não só a gravidez indesejada como a diversas IST’s, mas depois da transa sem proteção não precisamos ficar apenas torcendo para que nada aconteça, saiba o que fazer.

 

Os dois principais riscos após a relação sem proteção é de contrair IST’s e da Gravidez indesejada, pois isso vou dividir esse post em duas partes, falando sobre de cada um deles individualment.

 

PEP – Profilaxia Pós-Exposição ao HIV

 

O PEP é uma medida preventiva emergencial que pode ser utilizada em qualquer situação onde haja risco de infecção pelo HIV, além de medidas preventivas específicas para o vírus da hepatite B e outras doenças sexualmente transmissíveis (IST). Então se teve relação desprotegida ou rompimento do preservativo durante o ato, você pode recorrer a PEP.

 

A PEP baseia-se no uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco de infecção quando exposto ao vírus, a pessoa que esteve exposta ao vírus deve ser medicada de preferência nas primeiras duas horas após a exposição e até 72 horas. As medidas preventivas devem ser realizadas por 28 dias e devem ser monitoradas pela equipe de saúde, incluindo as vistorias necessárias após esse período.

 

Ela é oferecida gratuitamente pelo SUS e você pode consultar através deste link, qual a unidade mais próxima que realiza este atendimento.

 

Gravidez Indesejada

 

Se o único método que você utilizada para evitar a gravidez é a camisinha e ela romper, há riscos de engravidar sim, mesmo que ele tire antes, mesmo que seja na primeira relação, mas calma que mesmo que você não tenha utilizado a camisinha ainda há outro método que você pode recorrer que é a famosa pílula do dia seguinte.

 

A pílula do dia seguinte é o um método de emergência para esses casos de rompimento , esquecimento do preservativo ou da pílula anticoncepcional, essa pílula ajuda a prevenir a gravidez quando ingeridas até 5 dias após o sexo desprotegido. Quanto antes forem tomadas, melhor!

 

Ela tem taxa de eficácia de 92% e vai diminuindo conforme os dias passam e também é distribuída gratuitamente pelo SUS, você deve consultar a UBS mais próxima da sua casa para verificar a disponibilidade.

 

Como o nome dela já diz é um método de emergência e não diário, se usada várias vezes no mês ela perde a eficácia e aumenta o risco de gravidez.

 

Lembrando que o que falamos acima é apenas um método de emergência! A melhor forma de se proteger e não ter preocupações após o sexo é usando camisinha.

 


Aproveita e segue a gente nas redes sociais para não perder nada!



Minha Amiga Me Disse

A plataforma Minha Amiga Me disse foi criada para comunicar sobre prazer e saúde sexual de forma descontraída e informativa. Aqui não temos tabus, nem julgamentos, acolhemos toda diversidade e acreditamos que prazer e saúde andam lado a lado. Estamos há mais de 10 anos no mercado e com isso selecionamos os melhores produtos para sua jornada de descoberta. Como um verdadeiro papo de amiga, só vai ficar entre a gente!

Gostou? Então compartilhe esse conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos em Destaque
Tags
Categorias em Destaque
Anal
Relacionamentos
BDSM
Boquete
Saúde da Vulva
Saúde do Pênis
Fique Conectado
Carrinho

Entrar

Ainda não tem uma conta?

Loja
0 Lista de desejos
Minha conta
Menu