Métodos Contraceptivos: Anel Vaginal

Métodos contraceptivos geram muitas dúvidas e por isso vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o uso do anel vaginal neste post.

Estamos em uma série de posts falando sobre métodos contraceptivos e hoje vamos falar sobre o anel vaginal como forma de contracepção.

O que é anel vaginal?

O anel vaginal também conhecido como NuvaRing tem esse nome, pois tem um formato de anel é feito em material flexível, ele fica posicionado na vagina liberando continuamente durante três semanas, dois hormônios – um progestógeno e um estrógeno, semelhantes aos hormônios naturais progesterona e estrógeno existentes no corpo da pessoa com vulva.

Na quarta semana ele deve ser retirado e a pessoa ficará menstruada normalmente.

Como colocar o anel vaginal?

Abaixo está uma ilustração de como o anel deve ser posicionado na vagina, para isso escolha uma posição confortável. Pressione o anel com os dois dedos igual na imagem 1. Introduza o anel pressionado no canal da vagina e com ajuda do dedo indicador empurre o mais profundo que conseguir.

O Anel deve permanecer na vagina por três semanas e não deve ser retirado em nenhum momento.

Apenas na quarta semana ele dever ser retirado e você deve ficar uma semana sem ele e depois fazer o mesmo procedimento.

Quais efeitos colaterais do anel vagina?

Precisa de receita para comprar o anel vaginal?

Não é necessária uma receita médica para compra deste contraceptivo, mas é indicado acompanhamento com a ginecologista para escolha do método e acompanhamento.

Efeitos Colaterais

Assim como qualquer remédio o uso do anel vaginal possui alguns efeitos colaterais, mas ainda sim eles continuam seguros, veja quais são eles:

  • Alterações na menstruação:

– Menstruação de menor intensidade e menos dias de menstruação

– Menstruação irregular

– Menstruação ocasional

– Menstruação prolongada

– Ausência de menstruação

  • Dores de cabeça
  • Irritação Vermelhidão ou inflamação da vagina (vaginite)
  • Supuração vaginal branca

Os efeitos a longo prazo são parecidos ao uso de uma pílula anticoncepcional, mas em caso de dúvidas consulte sua médica ginecologista.

Qual a Eficácia?

A taxa de eficácia do anel está em 91%, mas é importante não atrasar a inserção do anel após a semana de pausa para não diminuir essa taxa.

Retirei o anel, o que fazer?

Se o anel foi deixado fora por mais de 3 horas durante a 1ª e 2ª semanas recoloque o anel no lugar assim que possível. Utilize camisinha nos próximos 7 dias.

Se o anel foi deixado fora por mais de 3 horas durante a 3ª semana interrompa o ciclo atual e jogue este anel fora. Insira um novo anel imediatamente e mantenha-o no lugar por 3 semanas, iniciando um novo ciclo. Use camisinha nos próximos 7 dias. (Outra opção, caso o anel tenha sido usado de forma contínua e correta nos últimos 7 dias: deixe o anel de fora e faça dos próximos 7 dias a semana sem anel. Passados estes 7 dias, coloque um novo anel, dando início a um novo ciclo e mantenha-o no lugar por 3 semanas. Utilize camisinha nos primeiros 7 dias com o novo anel.

Atrasei a inserção do anel ou deixei por mais tempo que deveria

Se você esperou mais do que 7 dias antes de colocar um novo anel ou manteve o anel inserido por mais do que 4 semanas, coloque um novo anel assim que possível e comece um novo ciclo de 4 semanas. Utilize camisinha nos primeiros 7 dias de uso do anel. Além disso, caso um novo anel tenha sido colocado com um atraso de 3 ou mais dias (o anel foi mantido no lugar por 10 ou mais dias seguidos) e ocorreu sexo desprotegido nos últimos 5 dias, considere a possibilidade de tomar pílulas anticoncepcionais de emergência .

Caso ainda tenha dúvida escreve para gente!

Acompanhe a gente nas redes sociais instagram e facebook. Fique por dentro das novidades!

Fonte: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/44028/9780978856304_por.pdf?sequence=6

Gostou? Então compartilhe esse conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos em Destaque
Tags
Categorias em Destaque
Anal
Relacionamentos
BDSM
Boquete
Saúde da Vulva
Saúde do Pênis
Fique Conectado
Shopping cart

Sign in

No account yet?

Shop
0 Wishlist
0 items Cart
My account